Ainda na adrenalina do GP Bahia, o Campeonato Brasileiro de Arrancada e a Copa Bahia de Arrancada serão realizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no próximo dia 12 (sábado) e dia 13 (domingo), às 10h. A novidade será uma apresentação especial do carro de corrida Dragster, que é um veículo veloz, com 9 metros de comprimento e dotado de pára-quedas para frear.
A expectativa é a presença de 30 mil pessoas para assistir ao evento e a participação de 70 pilotos inscritos em onze categorias, da Standard, na qual competem carros de passeio, até a Livre. Como o nome indica, nessa categoria quase tudo é permitido: qualquer tipo de combustível, alteração nos motores, turbinas, carrocerias adaptadas e pneus lisos e largos, com maior aderência ao asfalto, especiais para provas de arrancada.
De acordo com o presidente do Departamento de Arrancada da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Gregório Costa Filho, a realização do Campeonato Brasileiro de Arrancada e da Copa Bahia de Arrancada no CAB é mais um incentivo ao desenvolvimento do automobilismo na Bahia e uma demonstração de que essa modalidade esportiva vive um momento de valorização no estado.
"Os campeonatos serão realizados dentro das normas de segurança, com exigência de equipamentos nos carros como Santo Antônio - estruturas de ferro, acoplados ao carro para proteger os pilotos - bancos e cintos especiais" afirma. O circuito obedece a todos os critérios técnicos e a infra-estrutura montada para abrigar a primeira prova de rua de Stock Car será aproveitada pelos pilotos e equipe técnica.
Estão confirmadas as presenças de pilotos de Fortaleza, Recife, Maranhão e Aracaju. Por isso, o Campeonato Brasileiro de Arrancada e a Copa Bahia de Arrancada devem atrair turistas apaixonados por automobilismo para Salvador.
"A arrancada contribui para a extinção dos pegas de rua. Pois quem gosta de correr a 180, 230 quilômetros por hora, pode fazer isso com segurança, sem colocar sua vida em risco ou a vida de outras pessoas", comenta Gregório Costa. Nessa modalidade, os carros aceleram até 200 metros e em seguida freiam. O vencedor é aquele que chegar primeiro na reta final. "A prova de arrancada é uma espécie de pega oficial, em um curto espaço de pista, onde são seguidas todas as normas de segurança exigidas nas competições oficiais", afirma Costa.
O sistema de cronometragem utilizado será por meio de fotossensores, que serão colocados em cada lado da pista e no final dela. No momento em que os carros passarem pelos sensores, eles avisam ao sistema computadorizado qual carro chegou primeiro e quem fez o menor tempo. O Campeonato Brasileiro de Arrancada e a Copa Bahia de Arrancada são eventos oficiais do calendário de automobilismo da Bahia, com a supervisão da Federação de Automobilismo da Bahia - FAB. A inscrição para a prova pode ser feita até às 17h, do dia 11 (sexta-feira), através do número (71) 3321-4949, na sede FAB, localizada no Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves, s/n, ou através do site da FAB (http://www.fabnet.com.br/). O valor da inscrição é R$ 150,00, para o campeonato regional, e R$ 300,00 para o Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário