O domingo (13/12) foi um dia de muita festa em Itabuna e Ilhéus por causa da definição dos campeões dos Jogos Abertos do Interior, tanto nas modalidades coletivas (disputadas em Itabuna) quanto nas individuais e em dupla (em Ilhéus). Após oito zonais disputados em municípios baianos, as melhores equipes das modalidades esportivas fizeram neste final de semana, jogos de handebol, basquete, futsal e vôlei nas categorias feminino e masculino. Já nas modalidades individuais e em dupla, as disputas se iniciaram já nesta fase final.
Jogos Coletivos
Na decisão do handebol feminino, Itabuna derrotou a equipe Irecê por 26 a 18. O resultado foi bastante comemorado pelas meninas e, principalmente pela dupla afinada de mãe e filha que, na mesma equipe fizeram belas partidas conquistando juntas o titulo de campeã. "Estou muito emocionada, além de participar dos jogos, jogar ao lado de minha filha é uma felicidade inexplicável. A emoção de comemorar, vivenciar toda minha jornada, desde meus 11 anos, jogando handebol e agora poder comemorar esse título com minha filha é demais", disse, emocionada, Angelânia dos Santos, mãe de Tamires Guedes. Pelo handebol masculino, deu Santo Amaro, vencendo a equipe de Irecê.
Um grande público na Vila Olímpica acompanhou as finais do vôlei, e viu a equipe itabunense conquistar os títulos no masculino e no feminino contra as equipes de Eunápolis e Valente, respectivamente. Pelo basquete masculino, Alagoinhas sagrou-se bi-campeã, vencendo Lençóis por 56 a 50. "Esse resultado foi fruto do trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano. Estou muito feliz. Agora é comemorar", disse, feliz, o jogador campeão Renato Murio. Já pelo feminino, Muritiba venceu Irecê na final.
As partidas de futsal aconteceram no Ginásio de Esportes da AABB e Eunápolis conquistou o título feminino, derrotando Cruz das Almas por 6 a 3. No masculino, a decisão foi marcada por grandes emoções. Após Eunápolis abrir três gols de vantagem, Caetité empatou o jogo no último minuto, levando a partida para a prorrogação. Mas o favoritismo falou mais alto e Eunápolis venceu na prorrogação por 2 a 0, tornando-se bi-campeão desta competição.
Jogos IndividuaisJá as medalhas de ouro das modalidades individuais e do vôlei de praia dos Jogos Abertos do Interior ficaram para as cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itororó, Eunápolis e Irecê. As partidas finais do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, foram realizadas no sábado e no domingo (12 e 13/11) no município de Ilhéus.
A última modalidade a ser decidida na "terra do cacau" foi o judô. Setenta e três lutadores do interior do Estado pisaram nos tatames montados no ginásio de esportes da Faculdade Madre Thaís, que viu a festa de Itabuna e Ilhéus, cidades campeãs no masculino e no feminino. A disputa envolveu judocas de Vitória da Conquista, Barra do Rocha, Itabuna, Ilhéus, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Eunápolis e Conceição de Coité. "Para os atletas do interior, este evento é muito importante porque, além de incentivar os jovens a praticar esporte, socializa e tira-os do mundo das drogas e da marginalidade", ressaltou, Waide Alcântara, de Barra do Rocha. No final, Itabuna ficou com o título no masculino e Ilhéus no feminino. Vitória da Conquista ficou na segunda colocação nas duas categorias.
A disputa contou com a presença do campeão Internacional, Eduardo Lázaro, que pela quinta vez participou dos Jogos, vencendo as quatro primeiras e voltando a vencer na categoria pesado agora em 2009. "É sempre bom participar destes Jogos, pois esta competição é uma grande referência para os atletas do interior", afirmou o conquistense.
Os mestres do xadrez baiano que competiram durante todo o sábado e continuaram a disputa neste domingo usaram bastante a concentração, memorização e paciência. O ouro da modalidade no masculino ficou para o município de Feira de Santana, enquanto no feminino, Irecê levou a melhor.
O município de Feira de Santana teve atletas inscritos em todas as modalidades e venceu o atletismo e a natação, além do xadrez masculino. "No ano passado, Feira não participou. Por isso, os atletas ficaram desmotivados. Neste ano, a cidade inscreveu 170 atletas, todas as modalidades coletivas disputadas nos zonais e as individuais realizadas na final dos jogos contaram com a participação dos feirenses, isso criou motivação entre os atletas e apresentou bons resultados", disse o chefe de delegação de Feira, Gastão Assis.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), contando com o apoio das prefeituras locais e é considerado pelos desportistas como a principal competição do esporte amador do interior da Bahia. Para Álvaro Gonçalves, Coordenador de educação esportiva da Sudesb, só quem participa pode descrever a importância deste evento de tamanha envergadura. "Quero dizer que, somente os atletas que participaram desta competição, poderão sentir a emoção de viver esse momento. o esporte é um elemento agregador e de inclusão social", discursou Gonçalves.
Cidades vencedoras
Futsal masculino - Eunápolis
Futsal feminino - Eunápolis
Vôlei masculino- Itabuna
Vôlei feminino - Itabuna
Basquete masculino - Alagoinhas
Basquete feminino - Muritiba
Handebol feminino - Itabuna
Handebol masculino - Santo Amaro
Natação - Feira de Santana
Atletismo - Feira de Santana
Tênis de Mesa - Itororó
Vôlei de Praia masculino - Itaberaba
Vôlei de Praia feminino - Ilhéus
Ginástica Rítmica - Eunápolis
Xadrez masculino - Feira de Santana
Xadrez feminino - Irecê
Judô masculino - Itabuna
Judô feminino - Ilhéus
Nenhum comentário:
Postar um comentário