domingo, 18 de julho de 2010

Jogos Abertos do Interior de 2010

Cerca de 50 pessoas, entre prefeitos e secretários de esporte do interior do Estado, servidores da Sudesb e presidentes de federações esportivas da Bahia, compareceram, na sexta-feira (23/4), ao auditório do Colégio Salesiano do Salvador para a primeira reunião dos Jogos Abertos de 2010. A ação teve como objetivo apresentar o regulamento dos Jogos Abertos do Interior, definir mudanças de regras, expor as obrigações dos municípios participantes na competição, além de abrir a candidatura para as cidades sedes. "A meta desse tipo de reunião é gerar integração entre as cidades e tirar dúvidas pertinentes, em prol de um melhor desenvolvimento do campeonato", afirmou o representante de esporte de Muritiba, Dionísio Ferreira.

Este ano haverá uma redução do número de zonais (etapas classificatórias por região), aumentando o número de cidades participantes nas etapas. Além disso, não deve haver disputa de Ginástica Rítmica, pelo número reduzido de praticantes no interior do Estado. Outra novidade neste ano é a obrigatoriedade de cada equipe ter, entre os 25 atletas inscritos, dois que possuam idade entre 15 e 20 anos. "A intenção é renovar os times, e estimular os mais jovens a terem interesse de participar da competição, pois esses, consequentemente, darão seguimento ao campeonato daqui a dez ou vinte anos", afirmou o coordenador de esporte da Sudesb Ari Souza.

Nove modalidades estarão em jogo nos Jogos Abertos deste ano: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e judô. "Tenho esperança que Santo Antônio de Jesus seja sede do evento e abrigue os atletas do Recôncavo, pois o número de quadras que possuímos é suficiente e temos orgulho de sediar esses Jogos, que são de fundamental relevância para a expansão do esporte amador baiano", disse o secretário de Santo Antônio de Jesus, Hernane Mercês.

As disputas deverão iniciar no mês de julho e se estender até novembro. Os municípios que se classificarem na primeira etapa (zonal) passarão para a fase final, que representa um duelo de campeões regionais baianos, em busca da vitória Estadual. "Os municípios inscritos deverão levar pelo menos uma equipe no feminino para incentivar a participação das mulheres que está pouca", salientou Ari.

Estiveram presentes na reunião os representantes de Muritiba, Mutuípe, Luis Eduardo Magalhães, Valente, Candeias, São Sebastião do Passé, Camaçari, Jussara, Pojuca, Irecê, Guanambi, Andorinhas, Jaguaquara, Elisío Medrado, Glória, Conceição do Coité, Cachoeira, Seabra, Laje, Maracás, Eunápolis, Governador Mangabeira, São Felipe, Entre Rios, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Satiro Dias, Alagoinhas, Pindaí, Miguel Calmon e São Félix.

"Essa reunião foi de grande importância, para esclarecer as dúvidas. Pensamos em sediar o evento nesse ano, juntamente com Itiruçu e Jaguaquara, que são próximas a Maracás, pois com três cidades sedes num único zonal, as partidas diárias ocorrerão rapidamente, devido ao maior número de ginásios e quadras disponíveis. Portanto tentarei levar essa idéia em frente e tenho esperança que dê certo, pois pretendemos fazer uma bela festa na região", disse o representante de Maracás, Alex Silveira.

Nenhum comentário: