A quinta edição das Olimpíadas Escolares (etapa de 12 a 14 anos) foi aberta, nesta quinta-feira (10) em ritmo de festa pelos baianos que se uniram a cerca de 3.000 atletas de 24 Estados do País, lotando o Centro Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG). A cerimônia contou com a presença do prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva e demais autoridades.
Até o próximo dia 20 os 48 atletas baianos classificados nas seletivas estaduais, promovidas pelo Governo do Estado, através da Sudesb permanecerão na cidade mineira brigando por medalhas na maior competição escolar do país. Entre as modalidades disputadas pela garotada da "terra do axé" estão: o judô, a natação, o atletismo, o tênis de mesa e o xadrez. Neste ano, o evento está contando com a participação de 900 escolas públicas e privadas do país [recorde de participação].
Além das seletivas estaduais, realizadas no interior baiano e na capital, todas as passagens aéreas da delegação foram financiadas integralmente pela Sudesb, que vem apostando no esporte de base e melhorando a qualidade das mais diversas modalidades no Estado. No ano passado, os baianos conquistaram dez medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze na natação; e mais duas de prata e duas de bronze, no judô. Porém o certame não termina em Minas Gerais, a Sudesb deve enviar mais de 150 atletas para a segunda etapa das Olimpíadas Escolares, mas desta vez serão os estudantes de 15 a 17 anos que assumirão a competição, que será realizada em Londrina (PR) e Maringá (PR), entre 05 e 15 de novembro.
Assim como nos anos anteriores, as Olimpíadas Escolares terão uma programação educativa paralelamente aos jogos, onde os alunos assistirão a palestras, vídeos e teatro de bonecos, entre outras atividades. Atrações de sucesso nas edições anteriores, a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante estão confirmados.
Conforme a organização do torneio, na etapa de 12 a 14 anos, 24 delegações estão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Os estados do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Roraima não participam da edição de 2009.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário