quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Baianos do vôlei e atletismo esquentam o Paraná


Após uma terça-feira (10), de treinos e concentração no Golden Ingá Premium Hotel, os atletas baianos de voleibol e atletismo disputam nessa quarta-feira (11), em Maringá (PR) o primeiro dia da segunda fase das Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos) que se estenderão até o dia 15 de novembro.

As meninas do voleibol do Colégio CISO de Itabuna (BA) serão as primeiras a abrir essa etapa do campeonato, o jogo será realizado nessa manhã (11) contra a Escola Francisco Mazzola de Santa Catarina. Já durante a tarde, os meninos do Colégio Integral prometem fazer uma bela partida contra o Colégio Classe de Goiás. Todas as disputas da modalidade serão no Country Club de Maringá.

E enquanto o voleibol baiano luta pela primeira vitória nas Olimpíadas Escolares 2009, o atletismo (masculino e feminino) estará sendo paralelamente disputado na pista Willie Davis em Maringá. As provas de salto em distância, arremesso do peso, lançamento de disco, salto em altura, 100 metros rasos, 400 metros rasos, e 3.000 metros rasos, estarão valendo pela etapa eliminatória da competição e ocorrerão durante essa manhã (11), deixando a etapa semifinal para a tarde.

A atenção da torcida da Bahia estará voltada para a desportista do Colégio Versailles, Gabriela Vita. A baiana de apenas 16 anos tentará, nessa quarta-feira (11), uma vaga na fase final da prova dos 100m rasos, especialidade da atleta, que em 2007 foi ouro na competição e vice-campeã Sul Americana Estudantil. "Gabriela tem grandes chances de buscar uma medalha nesse ano, mas tenho consciência que em 2010 a chance de chegar ao lugar mais alto do pódio vai dobrar, pois será o ultimo ano dela na categoria", disse o técnico da seleção baiana estudantil de atletismo, Herval Souza, pai da atleta e campeão mundial da modalidade.

As Olimpíadas Escolares 2009 estão reunindo 4.000 atletas de 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Até o momento a Bahia já conquistou 15 títulos, sendo onze na natação e quatro no judô. Para atingirem o direito de participar das Olimpíadas Escolares, todos os colégios passaram por seletivas estaduais.

A maior competição estudantil do País está sendo organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, contando com o apoio do Governo do Estado do Paraná e das Prefeituras de Maringá e Londrina, cidades paranaenses anfitriãs dos jogos. Sendo que as passagens aéreas da delegação baiana e as seletivas estaduais foram financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, autarquia responsável pelo fomento do esporte baiano.

Nenhum comentário: