domingo, 15 de junho de 2008

Brasil se vinga de Cuba e fica com a última vaga para os Jogos de Pequim


seleção brasileira feminina de basquete driblou todas as dificuldades, dentro e fora de quadra, e garantiu, de maneira emocionante, na última chance que lhe restava, a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. O passaporte foi carimbado neste domingo, quando o time comandado pel técnico Paulo Bassul derrotou Cuba - carrasco na classificatória das Américas, em setembro - por 72 a 67, na final da repescagem do Pré-Olímpico Mundial, em Madri. Iziane, cortada por indisciplina, não chegou a ver o triunfo de suas ex-companheiras de equipe. A jogadora já tinha deixado a Espanha quando a bola subiu no Palácio dos Esportes.
Com a vaga, o Brasil se junta a Espanha, República Tcheca, Letônia e Bielorrússia, que se garantiram nos Jogos ao passarem às semifinais do torneio. A seleção venceu Ilhas Fiji e Espanha na fase classificatória. Nas quartas, perdeu para a Bielorrúsia e caiu para a repescagem. Foi à decisão ao derrotar a fraca seleção de Angola.

O basquete brasileiro participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1992. Desde então, disputou todas as edições, e chegou às semifinais nas últimas três: foi prata em Atlanta-1996, bronze em Sydney-2000 e quarto em Atenas-2004.

Cubanas estavam engasgadas na garganta

Derrotar a equipe da terra de Fidel Castro não era, nem de longe, uma missão simples. As cubanas estavam engasgadas na garganta. Foram elas que derrotaram o Brasil nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas, no Chile. Naquela competição, as americanas venceram Cuba na final e ficaram com a vaga.

Um comentário:

david santos disse...

Excelente imagem!
Parabéns.