quarta-feira, 15 de julho de 2009

Atletas Marili dos Santos e Edson Amaro vencem Circuito Brasil de Meia Maratona

Dobradinha baiana. Só que dessa vez no atletismo. Marili dos Santos e Edson Amaro foram os vencedores da primeira etapa do circuito Brasil de Meia Maratona. A corrida foi no domingo (12), na orla de Salvador, com largada no Farol da Barra.

Gente de todo canto e uma paixão: o atletismo. 'Eu venho de Rui Barbosa, Chapada Diamantina. Um lugar muito lindo, perto de Lençóis. Eu venho participar dessa prova, segundo ano que estou nela e espero me sair bem como no ano passado que fiquei no segundo lugar na minha faixa', disse o atleta amador Raimundo Arruda.

Os quenianos também vieram, mas nada de papo com os dois atletas antes da prova. A número 1 em maratonas do Brasil, a baiana Marili dos Santos, aquece corpo e mente. 'A cabeça não para, mas eu estou me sentindo muito bem treinada e isso deixa a gente pensar nisso. Mas mesmo assim não tem como não pensar não. A avaliação é muito boa e é uma competição muito forte', declarou Marili.

A tecnologia é o mais novo aliado dos competidores. Todos tiveram que colocar no tênis um chip que é ativado e desativado no tapete de saída e chegada. 'Gera o maior controle da prova e tem informações também que o tempo de cada corredor é medido pelo chip e o percurso, para analisar se ninguém vai burlar o percurso, é medido pelo chip também', disse Sérgio Russel, atleta amador.

Para que nada atrapalhasse a concentração dos favoritos, além da Polícia Militar, os atletas foram acompanhados de perto por um árbitro que fez todo o percurso de moto.

Na saída do Farol da Barra as mulheres largaram na frente. É a primeira das cinco provas do circuito Brasil de Meia Maratona. Em apenas dois quilômetros, a baiana Marili dos Santos deixou as adversárias para trás. Manteve a liderança nos 21 quilômetros de percurso.

A piauiense, segunda colocada, explica porque não conseguiu vencer a distância de 400 metros que Marili manteve na prova. 'É sempre difícil porque Marili é a rainha do Sol, como eu digo sempre para ela, então é difícil concorrer com ela. Ela realmente está de parabéns. Para superá-la neste calor tem que estar muito bem', disse Conceição Oliveira.

Entre os homens, o pelotão de elite logo se destacou. Em Amaralina, quase metade da prova, Edson Amaro, baiano de Juazeiro, assumiu a liderança. O queniano Marc, que estava entre os cinco primeiros, enfrentou na Pituba uma disputa acirrada pela segunda colocação.

Já no percurso de volta, o queniano pressionou o baiano e assumiu a liderança. Mas durou pouco, menos de um quilômetro. O queniano, segundo lugar na prova, disse que ficou surpreso com a qualidade técnica dos atletas e elogiou o preparo físico de Edson.

Com 1h11min6seg, Edson Amaro conquistou a segunda vitória em meia maratona este ano. Mais um passo para um grande sonho. 'Eu sonhei em ir para a Olimpíada em 2015, então a expectativa está sendo uma das melhores possíveis, até porque eu já comecei a dar o primeiro passo na minha carreira', disse o atleta.

Fonte: Ibahia

Nenhum comentário: